O clareamento dental é seguro?
- Odontologia Montezano

- 14 de ago. de 2024
- 3 min de leitura
O clareamento dental realizado com o acompanhamento de um dentista é muito seguro. O dentista vai fazer um exame da sua boca, verificar a saúde da sua gengiva, se não existem cáries, pois caso existam devem ser tratadas antes de iniciar o tratamento clareador. Em não havendo nenhum problema com sua saúde bucal o dentista vai avaliar se o escurecimento do seu dente aconteceu por manchas que estão grudadas no esmalte (manchas extrínsecas) ou se as manchas estão dentro da estrutura dental (intrínsecas). Para cada uma destas alternativas existe um tratamento recomendado. No caso das manchas extrínsecas o tratamento clareador será uma limpeza e polimento dos dentes. No caso das manchas intrínsecas o profissional irá avaliar qual o melhor tratamento clareador indicado, se em consultório, se supervisionado em casa ou uma combinação dos dois. O importante é fazer a avaliação com um profissional qualificado e em quem você confie.
Quais são os métodos de clareamento dental?
Como comentado acima, existem dois “métodos” básicos: aquele que remove as manchas externas e o que remove as manchas que estão dentro do dente. No caso das manchas dentro dos dentes o dentista pode indicar que você realize o clareamento no consultório, onde será feito a aplicação de um gel clareador mais potente, depois de proteger suas gengivas. O clareamento realizado em consultório vai promover um efeito mais rapidamente, pois a concentração do gel clareador que se pode usar em consultório é mais forte. Já o clareamento supervisionado feito em casa normalmente leva mais tempo para clarear os dentes, mas o resultado das duas alternativas é semelhante e em muitos casos igual. Tudo depende do seu caso, e da urgência que você tem em clarear os seus dentes. Tem um encontro daqui 3 dias e quer estar com o sorriso mais branco? Então a solução é fazer o clareamento no consultório. Normalmente, depois da sessão de clareamento no consultório, o dentista costuma indicar que o paciente continue o clareamento em casa, usando uma moldeira feita sob medida, e com um gel de menor concentração. Assim os dentes vão clarear ainda mais e o resultado será ainda mais bonito.
Quais os efeitos colaterais do clareamento dental?
Muitas vezes as pessoas não se referem a isso como um efeito colateral, mas é muito importante dizer que os clareadores não têm nenhum efeito sobre os materiais restauradores. Se você tem uma restauração feita com resina composta, aquele material que imita a cor do dente, quando o seu dente ficar mais claro a restauração vai aparecer e será necessário trocar a restauração por uma nova, com a nova cor do seu dente. Afinal ninguém quer um sorriso branquinho com manchas de restaurações antigas.Outro efeito colateral que se escuta falar muito é da sensibilidade, as vezes as pessoas chamam de dor. Pode acontecer quando beber algum liquido gelado, mas com as atuais formulas dos géis clareadores este problema tem sido cada vez menor e se acontecer o seu dentista pode conversar com você sobre como reduzir a sensibilidade, seja através do uso de cremes dentais específicos ou mesmo de aplicações de biomateriais no consultório.
Posso clarear os dentes com pasta de dentes?
Se as manchas dos seus dentes forem externas, como já falamos no início deste texto, os cremes dentais clareadores ou branqueadores podem ajudar. Mas se já existe tártaro nos dentes somente a limpeza feita no consultório pode remover todas estas manchas. Além disso muitas vezes é necessário também polir os dentes, para devolver o brilho, e assim eles vão ficar ainda mais branquinhos. E um alerta sobre os cremes dentais clareadores ou branqueadores: para remover as manchar externas dos seus dentes eles precisam ser abrasivos e o seu uso excessivo pode causar o desgaste do esmalte dos dentes. Fale com o seu dentista antes de usar estes cremes dentais.




Comentários